segunda-feira, 22 de março de 2010

Luz e Escuridão - Alguns critérios de Análise

Mesmo para o observador comum, é evidente e quase incontestável, a existência de uma relação constitucional de contraposição, entre a luz e a escuridão. E que, desta relação, é gerada uma infinidade de contrastes e nuanças, como subproduto. Não é necessário o uso de instrumentos sofisticados para que, se possam observar os fenômenos cunhados por esta afinidade. O bom uso, dos naturais órgãos de percepção humana, já nos basta para testemunhar a isso.

Mas, apenas ver, não é o bastante para que se possa entender e compreender, corretamente, a esta dinâmica e a essas potências. Comumente, esta relação é desapercebida e, até mesmo, ignorada, como que abandonado à rotina dos olhos. E, freqüentemente, quando notada, é mal entendida. Deve-se compreender que, para poder analisar, corretamente, a essa relação, temos que nos predispor a ser, realmente, imparciais.

Por se tratarem de potências fundamentais, por tanto, realmente puras e fiéis às suas respectivas essências, obviamente, não podemos lhes atribuir conceitos, nem agregar nenhum tipo de atributo ou característica que, não condiga com a sua própria unidade conceitual. E, ainda mais comprometedor seria, atribuir ou limitar lhes, com o mesmo conceito de consciência, percepção, sentimentos ou juízo, dados a um ser humano. Este comum equivoco impossibilita, por completo, o correto entendimento.


Todos os meus textos estão sujeitos a infinitas alterações, mediante a progressão do meu próprio entendimento - César Augusto Quental.

6 comentários:

  1. amei isso aqui.Você vai gostar de http://vreder.nafoto.net

    ResponderExcluir
  2. Gostei daqui!
    Seguirei seus passos,

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, ainda tou tentando compreender totalmente o que vc quis passar ao expor seu ponto de vista sobre a relação entre luz e sombra( escuridão), não consigo ver relação alguma entre essas duas " potências", q não seja física. Visite meu blog e comente tbm.
    abrass parceiro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, vou ler sempre seu blog ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. eu amo seu blog *-* esse texto está muito lindo parabens!! s2
    meu blog >> http://ladydark-darkness.blogspot.com/
    passa la quando puder Bjs ↨♥

    ResponderExcluir