sábado, 20 de março de 2010

Os Sete Pecados

Apesar de, nem sempre nos ser evidente, a escuridão é, fundamentalmente, a ausência da luz. E, mesmo que, incalculáveis as suas gradações, o motor de todos os seus fenômenos e manifestações é, sempre o mesmo, a insuficiência de luz.

Toda a insuficiência, ausência ou vazio, conceitualmente, carece de ser preenchido. O mesmo ocorre com relação à escuridão, que enquanto vazio em potência, tem a carência inexorável de ser preenchida de luz. Porém, freqüentemente, não apresenta critérios e, nem mesmo, limites para promover o seu próprio preenchimento, completude ou satisfação.

Comumente, a simples presença desta carência, é capaz de comprometer, em muito, a eficácia da percepção humana, que pode turvar-se. E, sem a devida clareza nos sentidos, dificilmente, somos capazes de discernir, assertivamente, entre as contrapostas potências. Tornamo-nos mais suscetíveis aos possíveis desacertos.


Inveja e Egoísmo – contrapõem a caridade (Amor);

Orgulho e Soberba – contrapõem a humildade;

Ira e Medo – contrapõem a paciência (Fé);

Preguiça e Melancolia – contrapõem a diligência;

Gula”, Incontinência e Desequilíbrio – contrapõem a temperança;

Avareza – contrapõem a generosidade;

Luxúria – contrapõem a castidade.



Todos os meus textos estão sujeitos a infinitas alterações, mediante a progressão do meu próprio entendimento - César Augusto Quental.

3 comentários:

  1. Ok, porém, existe a compreensão reversa também, que porém, pode nos aprisionar na inércia do maniqueismo. Há os que advoguem o darwinismo como a única máxima do mundo e que à partir dessa ótica, inverta a concepção de virtudes, como aquelas que levem à sobrevivência e acumulação.

    ResponderExcluir
  2. nossa amei seu blogg muito bom mesmo
    infelizmente hj as pessoas se deixam ou se infectam com esses tipos de sentimento ...
    coisas q fazem com q a uz se afastem de si !!!
    muito boa a sua postagem adorei mesmo da uma passadinha no meu ta!! e muita luz pra vc!!!

    ResponderExcluir